Eu me importo

Category
Acessibilidade, Design e Comunicação, Identidade, Síntese visual

Campanha EU ME IMPORTO para a Usina Gerdau Ouro Branco (Conceituação e desenvolvimento de campanha de comunicação)

A campanha “Eu me importo” tem como objetivo, a comunicação dos principais conceitos destacados pelo Programa Proteção à Vida, iniciado nas áreas de laminação da usina.

Pesquisas apontaram a necessidade de aumento em processos de colaboração e empatia, não apenas entre os colaboradores da Gerdau, mas também, com funcionários das empresas parceiras que prestam serviços para a usina, que são motivo de preocupação quanto à qualificação heterogênea dos contratados.

Como forma de garantir melhores condições para a segurança das equipes, a campanha “Eu me importo” busca estimular o acesso, a compreensão e a retenção de conhecimentos essenciais por um público com níveis variados de alfabetização e treinamento, combinando abordagens de sensibilização, instrumentalização e síntese.

A 1ª abordagem, que diz respeito ao processo de sensibilização do público para o tema de proteção à vida, baseia-se no conceito de suporte mútuo e na percepção de que todos temos um desafio em comum.

A 2ª abordagem trata do processo de instrumentalização das medidas de segurança, consideradas essenciais para o sucesso do evento. Vários cartazes foram desenvolvidos para esta segunda fase, abordando desde a necessidade de se beber água regularmente até a preocupação com o uso correto de equipamentos para cada atividade.

A 3ª e última abordagem utiliza a comunicação nos pontos de ônibus da usina para concluir a campanha ao sintetizar o conceito do Eu Me Importo em duas frases: “Trabalhamos melhor quando estamos bem”e “Ficamos mais seguros quando estamos bem”.